Por Fábio Alves
Hoje quero divulgar para vocês uma das melhores experiências interativas dos últimos anos. Um game de PC/PS4 chamado The Vanishing of Ethan Carter. Terminei a alguns dias e posso dizer que é uma surpresa inesperada, pois ao mesmo tempo que vem na onde de jogos "walking simulator" (caminhadas investigativas e com puzzles) que surgiu nos últimos anos, sua narrativa e conjunto gráficos/sons fazem dele uma jornada inesquecível para quem for até o final.
Digo isso pois o jogo tem todo um clima melancólico e solitário. Acredito que muitos nos primeiros minutos tendem a não seguir em frente por sua falta de ação ou eventos estourando na tela, assim como interação com outros personagens. É uma jornada investigativa, com puzzles de média dificuldade de resolução, num ambiente aberto, sem nenhum elemento de energia ou explicações na tela, sem mapas mas bem intuitivo para seguir.

A trilha sonora (orquestrada) é extremamente bem selecionada e encaixada perfeitamente à história e cenários. A jogabilidade é bem balanceada tanto em caminhada, havendo um botão de corrida com pequeno aumento de velocidade, quanto para resolução dos puzzles.
Na história você segue o detetive Paul Prospero que chega a uma vila para investigar o desaparecimento do jovem Ethan Carter e acaba descobrindo segredos macabros que envolvem a família do garoto, chegando a um final surpreendente e fantástico. Além dos puzzles você deve ao final de etapas montar uma cena do que ocorreu no local para seguir na história. Tudo muito intuitivo e prático, devendo haver uma atenção para resolução e alguma noção de inglês ou espanhol para entendimento. No Pc há legendas disponíveis em português.
Produzido pela The Astronauts, formada por ex-integrantes do estúdio People Can Fly, de jogos explosivos como Painkiller e Bulletstorm, é surpreendente produzirem um game tão singelo e cadenciado. Na verdade para quem está um pouco cansado das correrias de jogos de tiro em primeira pessoa é uma ótima pedida. Recomendadíssimo! Disponível em formato digital na PSN e para PC no Steam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário