domingo, 14 de fevereiro de 2016

A Mensagem de Arecibo

Ciência Notícias
Por Fábio Alves

A mensagem de Arecibo foi um projeto de comunicação ou envio de uma mensagem intencional para o agrupamento estelar  M13 a 25000 anos luz de distância, feito pelo radiotelescópio porto riquenho de Arecibo em 1974, coordenado pelo SETI.

O objetivo seria uma possível interação com alguma civilização extraterrestre inteligente o suficiente para receber essa mensagem que consistia em 1679 impulsos em código binário, levando 3 minutos para ser enviado na frequência de 2380 MHZ.


Números Primos e Codificação

1679 impulsos equivaleram a 1679 dígitos sendo um número semi primo. A ideia seria que o receptor traduza os sinais criando uma matriz bidimensional.O código binário utilizado é a forma mais simples de ser decodificado, mas ainda sim deve haver um raciocínio lógico que uma inteligência média teria para compreender e traduzir.


Qual foi a mensagem?

Em 7 seções foi abordado diversos aspectos de nossa civilização. A seguir uma imagem explicativa de cada seção e seus significados:



Devemos nos apresentar?

Aqui, do meu ponto de vista, está uma polêmica já comentada por grandes cientistas como
Stephen Hawking. Até que ponto devemos comunicar nossa presença no universo? Vivemos num planeta relativamente pequeno, na borda de uma galáxia comum e em um eventual contato ou intercepção da mensagem não traria até nós outros seres ou civilizações com objetivos gananciosos de buscas de insumos naturais ou mesmo biológicos? Obras de ficção científica como "A Guerra dos Mundos" de H. G. Wells já simulou essa possibilidade. 

Carl Sagan, que ajudou na elaboração da mensagem, foi outro cientista e astrônomo brilhante que já fez vários estudos abordando esses aspectos, inclusive com seus projetos "Cosmos" para a Tv nos anos 80 e o best seller "Contato". Na verdade a ideia de enviar o sinal foi para reinaugurar o radiotelescópio enviando assim o sinal quando a constelação passasse sobre o aparelho. É curioso saber que quando a mensagem chegar ao local do aglomerado ele já terá mudado de lugar expandindo-se junto com o universo. Assim quando chegar o sinal no destino pode encontrar o vazio, mas poderá ser interceptado? SIM. E já pode ter acontecido. A mensagem de Chilbolton, na Inglaterra, pode ter sido a resposta mais de 20 anos depois, na forma dos CropCircles. Mas será o assunto para a próxima postagem. Até mais !

Nenhum comentário:

Postar um comentário